segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Meus trabalhos ....




.... desenvolvidos com as crianças.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Bola de Meia, Bola de Gude

14 Bis

Composição: Milton Nascimento e Fernando Brant

Há um Menino!Há um Moleque!Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balançaEle vem prá me dar a mão...
Há um passadoNo meu presente
O sol bem quenteLá no meu quintal
Toda vez que a bruxa
Me assombra
O menino me dá a mão...
E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeitoCaráter, bondade
Alegria e amor...
Pois não posso
Não devo e não queroViver como toda essa genteInsiste em viver
E não possoAceitar sossegado
Qualquer sacanagem
Ser coisa normal...
Bola de Meia!
Bola de Gude
O solidário não é solidão
Toda vez que a tristeza
Me alcança
O menino me dá a mão...
Há um Menino!Há um Moleque!
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem prá me dar a mão...
E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito
Caráter, bondadeAlegria e amor...

Pois não posso
Não devo, não quero
Viver como toda essa gente
Insiste em viver
E não possoAceitar sossegado
Qualquer sacanagemSer coisa normal...
Bola de Meia! Bola de Gude!
O solidário não é solidão
Toda vez que a tristeza
Me alcançaO menino me dá a mão...
Há um Menino!
Há um Moleque!
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem prá me dar a mão...
E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito
Caráter, bondadeAlegria e amor...
Pois não posso
Não devo, não quero
Viver como toda essa gente
Insiste em viver
E não possoAceitar sossegado
Qualquer sacanagem
Ser coisa normal...
Bola de Meia! Bola de Gude!
O solidário não é solidão
Toda vez que a tristeza
Me alcança
O menino me dá a mão...
Há um Menino!
Há um Moleque!
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem prá me dar a mão...

PROJETO RECONTO 2008

IDENTIFICAÇÃO

- Reconto baseado no livro: O macaco medroso
- Turma: Educação Infantil 5
- Responsável: Professora Bruna Leão Lobo
- Período: Agosto e Setembro de 2008

1. INTRODUÇÃO

“É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas, com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento é a aventura pelo desconhecido em busca da terra sonhada”. Rubem Alves

2. JUSTIFICATIVA

As histórias fazem parte da cultura dos indivíduos desde os primeiros anos de vida, contribuindo significativamente na formação de seu imaginário. A leitura oferece um prazer especial para a compreensão do mundo, o que a torna um recurso fundamental para a educação. O projeto reconto justifica-se por abrir um espaço para o aluno desenvolver o hábito e o gosto pela leitura. O ato de ler e interpretar pode tornar-se mais agradável quando aliado a práticas adequadas que estimulem os alunos no contato com o texto escrito.

3. OBJETIVOS

Esperamos com o desenvolvimento deste projeto:
- Despertar emoções, através da atividade de cotação de histórias, incentivando o desenvolvimento da imaginação;
- Mostrar que leitura pode ser vista, sentida, falada, contada...
- Oportunizar às crianças diferentes maneira de ler,
E que as crianças possam:
- Conhecer diversos portadores textuais;
- Desenvolver a linguagem oral, escrita e habilidade de leitura;
- Identificar elementos do livro: personagens, cenário, desfecho, autor, editora, capa, título;
- Aperfeiçoar a criatividade para a narrativa;
- Comparar diferentes textos.

4. METODOLOGIA

A opção metodológica deste projeto estrutura-se de forma interdisciplinar, permitindo o intercâmbio de informações e buscando, através do lúdico, suscitar o imaginário, a argumentação e soluções de idéias a respeito de questões levantadas durante o desenvolvimento do mesmo.

5. PROGRAMAÇÃO

1º DIA: A professora mostra a caixa surpresa e pede que os alunos tentem advinhar o que tem dentro. Depois mostra o cacho de bananas e continua questionando os alunos sobre o motivo da fruta na caixa. No brochurão, os alunos deverão montar um acróstico com a palavra banana e como atividade para casa, todos deverão tentar descobrir e registrar para que serve a banana.

2º DIA: Verificação das sugestões a respeito da caixa surpresa, explicação sobre as bananas e apresentação do livro, verificando aspectos da capa como: autor, editora, ilustração, cores, formas, título, etc. No caderno, os alunos devem reproduzir a capa do livro e como atividade para casa, eles deverão desenhar, em folha especial (entregue pela professora) o macaco da história.

3º DIA: A professora irá recolher os desenhos feitos pelos alunos e pedir que escolham um nome para seus macacos. Em seguida, na rodinha, ela irá apenas folhear o livro, solicitando que os alunos verifiquem o que a imagem quer dizer. A professora registra as sugestões no cartaz. No laboratório de informática, faremos uma pesquisa sobre o animal do livro e como atividade para casa, os alunos deverão repassar as suas descobertas para a família.

4º DIA: Faremos a leitura da primeira parte do livro e em seguida, o registro das partes principais no brochurão. Como atividade para casa, os alunos devem pesquisar receitas que podem ser preparadas com banana.

5º DIA: Faremos a leitura da segunda parte do livro e em seguida, o registro das partes principais no brochurão. Na roda de conversa, com o dado das emoções, os alunos falaram sobre o que tem medo.
OBS: Serão reservadas algumas aulas para a preparação do reconto. Não podemos prever a quantidade em função das idéias que irão surgir a cada roda de conversa com os alunos. A metodologia escolhida, bem como, os materiais utilizados para a elaboração do mesmo, serão estabelecidos com os alunos após a primeira etapa do projeto.

6. CULMINÂNCIA

No final da produção do reconto, os alunos e a professora ambientalizaram a sala de acordo com o tema do livro e farão a exposição do mesmo.

7. AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá por meio de observação e será realizada durante todo o projeto, com o objetivo de verificar o interesse e a evolução das crianças, podendo sofrer alterações durante sua realização.