domingo, 24 de agosto de 2008

PROJETO: ALIMENTO SAUDÁVEL

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

EDUCAÇÃO INFANTIL 5
PROFESSORA: BRUNA LEÃO DE SIQUEIRA LOBO

SANTARÉM-PARÁ
2007


1. APRESENTAÇÃO
Desde pequena, ouvia meus pais dizendo que tinha de comer muitas frutas, verduras e legumes, para crescer forte e saudável. Bem, elas não eram o que eu preferia mas, por obediência, comia.
Alguns anos se passaram e hoje reproduzo a fala de meus pais com meus alunos. No início, era apenas um conhecimento empírico, porém, sentindo a necessidade de estimular meus alunos de uma forma lúdica e atraente, fui buscando informações a respeito do assunto e agora, compreendo com mais clareza que a alimentação saudável de uma criança pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo.
Assim, movida pela vontade de fazer o melhor e pela curiosidade dos alunos, este projeto foi elaborado.

2. JUSTIFICATIVA
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupões a integração de ações em três pontos fundamentais: (1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; (2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por maio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto “Alimentação Saudável” é mais do que um tema: é uma meta.
Neste contexto, Implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da produção até a escolha do cardápio do consumidor final e um importante instrumento de conscientização.
Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura “Fast-food”, elaboramos este projeto.

3. OBJETIVOS
GERAL: Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.


ESPECÍFICOS:
- Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
- Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
- Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
- Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
- Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
- Valorizar o momento reservado à alimentação.

4. ÁREAS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDO
[ Linguagem oral e escrita
- Interpretações pessoais
- Pseudoleitura/Pseudoescrita
- Narração de fatos
- Escrita espontânea
- Reconhecimento de letras
- Leitura oral de gêneros textuais instrucionais
- Reconto
- Escrita espontânea
- Formação de palavras por troca de letras
- Produção textual individual e coletiva
[ Linguagem matemática
- Sistema de numeração (identificação, traçado e contagem)
- Grandezas e medidas (sistemas de medida não-convencionais)
- Agrupamentos
- Relação bionívoca
- Noções de operação (divisão)
- Situações problemas (adição e subtração
- Noções de números pares e ímpares
- Situações-problema
- Sistema monetário
- Seriação:
- Semelhança/diferença; pertinência/correspondêmcia)

[ Artes
- Linguagem visual
- Poesia
- Música
- Modelagem
- Pintura
- Desenho
[ Ciências
- Nosso corpo (higiene corporal)
- Meio ambiente (produção de alimentos)
- Vegetais
- Nutrição e desnutrição
[ História/geografia
- Modos de alimentação dos grupos sociais;
- Regras e princípios sociais;
- Tempo

5. RECURSOS/ESTRATÉGIAS
- Rodinha
- Cozinha experimental
- Músicas
- Teatro (vendinha)
- Pesquisas em diversas fontes (revistas, livros de receitas infantis, internet, vídeo...)
- Recorte, colagem e modelagem
- Desenho livre
- Alfabeto Móvel
- Sucatas

6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES)
- Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida das crianças;
- Registro dos alimentos mais consumidos na família;
- Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
- Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes;
- Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
- Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
- Análise das obras do pintor Archiboldo Giuseppe, que utilizou frutas, verduras e legumes na construção das suas obras;
- Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da degustação;
- Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
- Utilização da horta para plantação das hortaliças de rápido crescimento, fazendo a avaliação semanal com registro;
- Palestra com uma nutricionista;
- Visitar uma feira;
- Preparação e degustação de receitas saudáveis;
- Promover pesquisas na internet de figuras e dicas de alimentação saudável;
- Promover concursos de lanches saudáveis;
- Organização de um livro de receitas baseado na história “A Cesta da dona Maricota”

7. PRODUTO FINAL
Finalizaremos o projeto com a elaboração de um livro contendo todo o trabalho realizado pelos alunos. Com um momento de degustação das receitas trabalhadas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.

8. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela professora.

9. BIBLIOGRAFIA
MARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993.
Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.
BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.

24 comentários:

Simone disse...

Bruna, adorei suas sugestões de atividades. Me chamo Simone e sou de Volta Redonda - RJ.

Anônimo disse...

adorei seu projeto,gostaria de desenvolve-lo com minha turminha.sou professora de esduacaçao infantil e trabalho com alunos de quatro anos. parabéns!

Anônimo disse...

oi bruna seu projeto é ótimo gostaria de aplicá-lo em minha turminha, permita-me por favor!rsrs obrigada abraços!!!!!!

Anônimo disse...

Olá,

Sou Pedagoga e Psicopedagoga,sou da cidade de Suzano, SP! estou orgulhosa por saber que existem ainda pessoas como vc... que compartilha com o próximo, parabéns.Que jesus a abençõe hj e sempre!

lourdes disse...

Bruna!Parabéns pelo seu projeto,achei bastante rico e valioso na interação com todas as áreas de conhecimento!

Um forte abraço

Maria de Lourdes

Michelle Machado disse...

Bruna!
Que maravilha! Eu não conhecia teu blog... tá lindo, eu fiquei super orgulhosa de vc. Vou pegar algumas dicas para trabalhar com o 3º ano. Parabéns minha amiga/sobrinha linda.
Um abraço forte para o Quaterto fantástico.

Amanda disse...

OLÁ BRUNA!!! REALMENTE PERCEBO O AMOR , COMPETÊNCIA E DEDICAÇÃO QUE VOCÊ TEM COM A EDUCAÇÃO E PRINCIPALMENTE COM AS CRIANÇAS.PARABÉNS!!! ACABO DE CONHECER SEU TRABALHO E ISSO ME DEU FORÇAS PARA ME EMPENHAR E ACREDITAR NA EDUCAÇÃO. OBRIGADA!! BEIJOKAS,

AMANDA, RJ

Anônimo disse...

oi Bruna a nossa história é parecida desde criança meu sonho era ser professora. Eu adorei seu projeto vai me ajudar muito. Sou dede BH e trabalho com criançs de 4anos. E tenho uma criança este no que não gosta de comer, só come guloseimas. Obrigada

Anônimo disse...

Bruna, obrigada por compartilhar suas idéias.

Vou começar com as prof. da escola uma seq. didática sobre Alimentação saudavel. Usarei algumas ideias suas e deixarei seu blog como fonte de pesquisa para elas.

Um abraço, Deus abençoe.
Jo SP

Amanda disse...

Bruna,amei seu projeto,pois estava a procura de um projeto voltado pra verduras e frutas ,pois na escola que trabalho ,iremos trabalhar esse tema na Feira Cultural que é um mega evento e eu ja queria inseri-lo bem antes para eles se familiarizarem.Parabéns!!!Se possível entre em contato comigo por email:amanda freire@globo.com Abraços

evangelisto disse...

ADOREI O PROJETO !!!
MUITO BOM MESMO...PARABÉNSSS!!!

Anônimo disse...

parabéns muito boom , que de tudo certo !
adorei e quero aplicar para meus futuros alunos :D

Anônimo disse...

oi Bruna,
gostei muito do seu projeto, me abriu mais a mente para trabalhar com meus alunos o tema: alimentação saudável.
obrigado por compartilhar o seu conhecimento.
"Que jesus possa guiar teus passos a cada dia"
Um abraço Sâmia Bastos.

Helena Gonçalves disse...

Olá Bruna, sou Nutricionista em uma creche em Salvador-Bahia. Adorei seu projeto, faço algo parecido com minhas crianças, parabéns. É um desafio ensiná-las a comer frutas e verduras mas, muito gratificante. Adorei! valeu mesmo.
Helena

Anônimo disse...

Olá Bruna,

Eu também me chamo Bruna, sou professora e trabalho com crianças de 2 anos, adorei o seu projeto e vou utilizar algumas idéias para trabalhar com minha turma, já que o projeto do colégio onde trabalho fala sobre alimentação....adorei obrigada por compartilhar conosco suas idéias....

Abraços

damiana s s silva disse...

Bruna gostei muito do seu projeto um grande abraço Damiana regente feijó est.s.paulo

Anônimo disse...

amei esse projeto me ajudou muito pois esse e meu tema, pude assim tirar umas idéias e tbm me inspirar nele. obrigada.meu nome é suélen e trabalho com a educação infantil minha turma e o jardim de infãncia.

lilian disse...

parabéns gostei muito!!e fico feliz em conhecer uma professora que ama o que faz.

Leila disse...

Olá Bruna, tudo bem? Meu nome é Leila sou do Mato Grosso, mais precisamente da cidade de Juina, gostei muito do seu projeto ele me motivou imensamente ao meu trabalho com educação infantil, tenho experiencia com alunos do ensino fundamental I e II, mas com ed. Infantil estou engatinhando, comecei a 2 semanas, mas o seu projeto me abriu a mente e a criatividade. Obrigada por me ajudar. Um grande abraço.

bruna leão lobo disse...

olha vcs não sabem nada e vem no meu blog procurar sugestões de stividades meu que idiotas

Anônimo disse...

olá! adorei teu projeto , vou utilizar frutas, e a culminancia serásalada de frutas preparada por eles. Um grande abraço

Alimentações Saudáveis disse...

gostei muitooo do seu blog muito bom:)

participe do meu alimentacoessaudaveis.blogspot.com

Mariana Pereira disse...

Olá Bruna!Me chamo Mariana, sou esposa do divulgador Rodrigo da Ed.Ática/Scipione e Diretora Pedagógica na Creche Escola Amor Perfeito em Manaus. Parabéns pelo PROJETO! Abraços!!!

Anônimo disse...

obrigada por compartilhar seu projeto, achei excelente!sou professora na prefeitura de sp e quero aplica-la aqui também!parabens