EDUCAÇÃO INFANTIL 5 PROFESSORA: BRUNA LEÃO DE SIQUEIRA LOBO
SANTARÉM-PARÁ 2007
1. APRESENTAÇÃO Desde pequena, ouvia meus pais dizendo que tinha de comer muitas frutas, verduras e legumes, para crescer forte e saudável. Bem, elas não eram o que eu preferia mas, por obediência, comia. Alguns anos se passaram e hoje reproduzo a fala de meus pais com meus alunos. No início, era apenas um conhecimento empírico, porém, sentindo a necessidade de estimular meus alunos de uma forma lúdica e atraente, fui buscando informações a respeito do assunto e agora, compreendo com mais clareza que a alimentação saudável de uma criança pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo. Assim, movida pela vontade de fazer o melhor e pela curiosidade dos alunos, este projeto foi elaborado.
2. JUSTIFICATIVA A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupões a integração de ações em três pontos fundamentais: (1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; (2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por maio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas. O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto “Alimentação Saudável” é mais do que um tema: é uma meta. Neste contexto, Implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da produção até a escolha do cardápio do consumidor final e um importante instrumento de conscientização. Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura “Fast-food”, elaboramos este projeto.
3. OBJETIVOS GERAL: Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
ESPECÍFICOS: - Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família; - Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto; - Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos; - Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene; - Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo; - Valorizar o momento reservado à alimentação.
4. ÁREAS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDO [ Linguagem oral e escrita - Interpretações pessoais - Pseudoleitura/Pseudoescrita - Narração de fatos - Escrita espontânea - Reconhecimento de letras - Leitura oral de gêneros textuais instrucionais - Reconto - Escrita espontânea - Formação de palavras por troca de letras - Produção textual individual e coletiva [ Linguagem matemática - Sistema de numeração (identificação, traçado e contagem) - Grandezas e medidas (sistemas de medida não-convencionais) - Agrupamentos - Relação bionívoca - Noções de operação (divisão) - Situações problemas (adição e subtração - Noções de números pares e ímpares - Situações-problema - Sistema monetário - Seriação: - Semelhança/diferença; pertinência/correspondêmcia)
[ Artes - Linguagem visual - Poesia - Música - Modelagem - Pintura - Desenho [ Ciências - Nosso corpo (higiene corporal) - Meio ambiente (produção de alimentos) - Vegetais - Nutrição e desnutrição [ História/geografia - Modos de alimentação dos grupos sociais; - Regras e princípios sociais; - Tempo
5. RECURSOS/ESTRATÉGIAS - Rodinha - Cozinha experimental - Músicas - Teatro (vendinha) - Pesquisas em diversas fontes (revistas, livros de receitas infantis, internet, vídeo...) - Recorte, colagem e modelagem - Desenho livre - Alfabeto Móvel - Sucatas
6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES) - Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida das crianças; - Registro dos alimentos mais consumidos na família; - Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos; - Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes; - Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos; - Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa; - Análise das obras do pintor Archiboldo Giuseppe, que utilizou frutas, verduras e legumes na construção das suas obras; - Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da degustação; - Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável; - Utilização da horta para plantação das hortaliças de rápido crescimento, fazendo a avaliação semanal com registro; - Palestra com uma nutricionista; - Visitar uma feira; - Preparação e degustação de receitas saudáveis; - Promover pesquisas na internet de figuras e dicas de alimentação saudável; - Promover concursos de lanches saudáveis; - Organização de um livro de receitas baseado na história “A Cesta da dona Maricota”
7. PRODUTO FINAL Finalizaremos o projeto com a elaboração de um livro contendo todo o trabalho realizado pelos alunos. Com um momento de degustação das receitas trabalhadas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
8. AVALIAÇÃO A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela professora.
9. BIBLIOGRAFIA MARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993. Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável. BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.
Sou Pedagoga e Psicopedagoga,sou da cidade de Suzano, SP! estou orgulhosa por saber que existem ainda pessoas como vc... que compartilha com o próximo, parabéns.Que jesus a abençõe hj e sempre!
Bruna! Que maravilha! Eu não conhecia teu blog... tá lindo, eu fiquei super orgulhosa de vc. Vou pegar algumas dicas para trabalhar com o 3º ano. Parabéns minha amiga/sobrinha linda. Um abraço forte para o Quaterto fantástico.
OLÁ BRUNA!!! REALMENTE PERCEBO O AMOR , COMPETÊNCIA E DEDICAÇÃO QUE VOCÊ TEM COM A EDUCAÇÃO E PRINCIPALMENTE COM AS CRIANÇAS.PARABÉNS!!! ACABO DE CONHECER SEU TRABALHO E ISSO ME DEU FORÇAS PARA ME EMPENHAR E ACREDITAR NA EDUCAÇÃO. OBRIGADA!! BEIJOKAS,
oi Bruna a nossa história é parecida desde criança meu sonho era ser professora. Eu adorei seu projeto vai me ajudar muito. Sou dede BH e trabalho com criançs de 4anos. E tenho uma criança este no que não gosta de comer, só come guloseimas. Obrigada
Vou começar com as prof. da escola uma seq. didática sobre Alimentação saudavel. Usarei algumas ideias suas e deixarei seu blog como fonte de pesquisa para elas.
Bruna,amei seu projeto,pois estava a procura de um projeto voltado pra verduras e frutas ,pois na escola que trabalho ,iremos trabalhar esse tema na Feira Cultural que é um mega evento e eu ja queria inseri-lo bem antes para eles se familiarizarem.Parabéns!!!Se possível entre em contato comigo por email:amanda freire@globo.com Abraços
oi Bruna, gostei muito do seu projeto, me abriu mais a mente para trabalhar com meus alunos o tema: alimentação saudável. obrigado por compartilhar o seu conhecimento. "Que jesus possa guiar teus passos a cada dia" Um abraço Sâmia Bastos.
Olá Bruna, sou Nutricionista em uma creche em Salvador-Bahia. Adorei seu projeto, faço algo parecido com minhas crianças, parabéns. É um desafio ensiná-las a comer frutas e verduras mas, muito gratificante. Adorei! valeu mesmo. Helena
Eu também me chamo Bruna, sou professora e trabalho com crianças de 2 anos, adorei o seu projeto e vou utilizar algumas idéias para trabalhar com minha turma, já que o projeto do colégio onde trabalho fala sobre alimentação....adorei obrigada por compartilhar conosco suas idéias....
amei esse projeto me ajudou muito pois esse e meu tema, pude assim tirar umas idéias e tbm me inspirar nele. obrigada.meu nome é suélen e trabalho com a educação infantil minha turma e o jardim de infãncia.
Olá Bruna, tudo bem? Meu nome é Leila sou do Mato Grosso, mais precisamente da cidade de Juina, gostei muito do seu projeto ele me motivou imensamente ao meu trabalho com educação infantil, tenho experiencia com alunos do ensino fundamental I e II, mas com ed. Infantil estou engatinhando, comecei a 2 semanas, mas o seu projeto me abriu a mente e a criatividade. Obrigada por me ajudar. Um grande abraço.
Olá Bruna!Me chamo Mariana, sou esposa do divulgador Rodrigo da Ed.Ática/Scipione e Diretora Pedagógica na Creche Escola Amor Perfeito em Manaus. Parabéns pelo PROJETO! Abraços!!!
Meu nome é Bruna, tenho 26 anos, sou Paraense, nascida em Belém, mas moro em Santarém/Pará há seis anos. Aqui, me formei em pedagogia, fiz especialização em Marketing, namorei, casei(quase, enfim...), fiz amizades, conheci um paraíso (Alter do chão), comprei a minha casa e realizei o que considero meu maior sonho: ser professora.
Trabalho como professora de educação infantil na Escola Cristo Salvador – ULBRA, pela manhã e no período da tarde, na área de marketing em um consultório de cardiologia.
Para mim, a vida é feita de experiências, as que criamos para nós e as que proporcionamos a alguém. Como professora e como pessoa, tento oferecer momentos especiais aos que me cercam.
Por isso, criar este blog e poder, com ele, compartilhar minhas experiências é, além de um imenso prazer, uma maneira de agradecer, todas as pessoas que contribuíram para o meu sucesso e para a realização do sonho de ser professora, que começou ainda criança, quando tudo ainda não passava de brincadeira.
Então, espero conseguir transmitir aqui a mesma emoção que sinto ao ensinar: isso é a vida para mim.
Se houver alguma coisa que queira fazer, faça! Nunca deixe que o medo, a dúvida ou outros obstáculos obstruam seu caminho. Se houver algo que deseje, lute por isso com todo o seu coração. Se houver algo que queira realizar, vá em frente e não pare antes de conseguir. Se houver algo que queira ser, faça o que for preciso para viver este sonho. Portanto:
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível” São Francisco de Assis
AS COLEGAS DE PROFISSÃO:
Sei que meu papel como professora é, acima de tudo, educar. Porém, além desta tarefa, que considero um prazer, tenho a responsabilidade de dar as crianças exemplos positivos e motiva-las para uma vida de sucessos. Portanto, gostaria de compartilhar com vocês o que considero ser fundamental para o trabalho a que nos propomos:
Segundo Clarck (2005, p.17) as quatro verdades universais são:
1. As crianças precisam de estrutura e gostam dela (É preciso estar seguro com o trabalho realizado e criar uma estrutura em sala de aula, estabelecer regras claras e manter a autoridade, não o autoritarismo)
2. As crianças se esforçarão muito se gostarem de você (Devemos estar livre da inibição e fazer com que as crianças nos vejam como pessoas reais, mas para isso, é necessário criar um clima de confiança)
3. As crianças gostam de saber o que esperamos dela (Precisamos deixar claro o que queremos ao estar ali, o que esperamos dela, se gostamos do que foi feito e também dizer, quando necessário, que seus atos foram inadequados)
4. As crianças gostam de saber que estão sendo cuidadas (o desenvolvimento do aluno é muito mais significativo quando demonstramos que acreditamos no seu sucesso e somos capazes de fazer muita coisa por isso)
PARA REFLETIR:
“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que se propõe”. Jean Piaget
“O aluno transfere para o professor os sentimentos de sua relação com os pais. Conscientemente ou não, o professor utiliza a ascendência que assim adquire sobre o aluno, para transmitir ensinamentos, valores, inquietações. Pois não é verdade que os professores de quem mais nos recordamos, com quem mais aprendemos, são aqueles que melhor nos seduziram? Na escola como na vida, nós aprendemos por amor a alguém” Paulo César Souza
“A criatividade de uma nação esta ligada a capacidade de pensar, teorizar – o que requer uma boa educação – e, daí, partir para o inventar e, depois, ir até as últimas conseqüências no fazer” Cláudio de Moura e Castro
26 comentários:
Bruna, adorei suas sugestões de atividades. Me chamo Simone e sou de Volta Redonda - RJ.
adorei seu projeto,gostaria de desenvolve-lo com minha turminha.sou professora de esduacaçao infantil e trabalho com alunos de quatro anos. parabéns!
oi bruna seu projeto é ótimo gostaria de aplicá-lo em minha turminha, permita-me por favor!rsrs obrigada abraços!!!!!!
Olá,
Sou Pedagoga e Psicopedagoga,sou da cidade de Suzano, SP! estou orgulhosa por saber que existem ainda pessoas como vc... que compartilha com o próximo, parabéns.Que jesus a abençõe hj e sempre!
Bruna!Parabéns pelo seu projeto,achei bastante rico e valioso na interação com todas as áreas de conhecimento!
Um forte abraço
Maria de Lourdes
Bruna!
Que maravilha! Eu não conhecia teu blog... tá lindo, eu fiquei super orgulhosa de vc. Vou pegar algumas dicas para trabalhar com o 3º ano. Parabéns minha amiga/sobrinha linda.
Um abraço forte para o Quaterto fantástico.
OLÁ BRUNA!!! REALMENTE PERCEBO O AMOR , COMPETÊNCIA E DEDICAÇÃO QUE VOCÊ TEM COM A EDUCAÇÃO E PRINCIPALMENTE COM AS CRIANÇAS.PARABÉNS!!! ACABO DE CONHECER SEU TRABALHO E ISSO ME DEU FORÇAS PARA ME EMPENHAR E ACREDITAR NA EDUCAÇÃO. OBRIGADA!! BEIJOKAS,
AMANDA, RJ
oi Bruna a nossa história é parecida desde criança meu sonho era ser professora. Eu adorei seu projeto vai me ajudar muito. Sou dede BH e trabalho com criançs de 4anos. E tenho uma criança este no que não gosta de comer, só come guloseimas. Obrigada
Bruna, obrigada por compartilhar suas idéias.
Vou começar com as prof. da escola uma seq. didática sobre Alimentação saudavel. Usarei algumas ideias suas e deixarei seu blog como fonte de pesquisa para elas.
Um abraço, Deus abençoe.
Jo SP
Bruna,amei seu projeto,pois estava a procura de um projeto voltado pra verduras e frutas ,pois na escola que trabalho ,iremos trabalhar esse tema na Feira Cultural que é um mega evento e eu ja queria inseri-lo bem antes para eles se familiarizarem.Parabéns!!!Se possível entre em contato comigo por email:amanda freire@globo.com Abraços
ADOREI O PROJETO !!!
MUITO BOM MESMO...PARABÉNSSS!!!
parabéns muito boom , que de tudo certo !
adorei e quero aplicar para meus futuros alunos :D
oi Bruna,
gostei muito do seu projeto, me abriu mais a mente para trabalhar com meus alunos o tema: alimentação saudável.
obrigado por compartilhar o seu conhecimento.
"Que jesus possa guiar teus passos a cada dia"
Um abraço Sâmia Bastos.
Olá Bruna, sou Nutricionista em uma creche em Salvador-Bahia. Adorei seu projeto, faço algo parecido com minhas crianças, parabéns. É um desafio ensiná-las a comer frutas e verduras mas, muito gratificante. Adorei! valeu mesmo.
Helena
Olá Bruna,
Eu também me chamo Bruna, sou professora e trabalho com crianças de 2 anos, adorei o seu projeto e vou utilizar algumas idéias para trabalhar com minha turma, já que o projeto do colégio onde trabalho fala sobre alimentação....adorei obrigada por compartilhar conosco suas idéias....
Abraços
Bruna gostei muito do seu projeto um grande abraço Damiana regente feijó est.s.paulo
amei esse projeto me ajudou muito pois esse e meu tema, pude assim tirar umas idéias e tbm me inspirar nele. obrigada.meu nome é suélen e trabalho com a educação infantil minha turma e o jardim de infãncia.
parabéns gostei muito!!e fico feliz em conhecer uma professora que ama o que faz.
Olá Bruna, tudo bem? Meu nome é Leila sou do Mato Grosso, mais precisamente da cidade de Juina, gostei muito do seu projeto ele me motivou imensamente ao meu trabalho com educação infantil, tenho experiencia com alunos do ensino fundamental I e II, mas com ed. Infantil estou engatinhando, comecei a 2 semanas, mas o seu projeto me abriu a mente e a criatividade. Obrigada por me ajudar. Um grande abraço.
olha vcs não sabem nada e vem no meu blog procurar sugestões de stividades meu que idiotas
olá! adorei teu projeto , vou utilizar frutas, e a culminancia serásalada de frutas preparada por eles. Um grande abraço
gostei muitooo do seu blog muito bom:)
participe do meu alimentacoessaudaveis.blogspot.com
Olá Bruna!Me chamo Mariana, sou esposa do divulgador Rodrigo da Ed.Ática/Scipione e Diretora Pedagógica na Creche Escola Amor Perfeito em Manaus. Parabéns pelo PROJETO! Abraços!!!
obrigada por compartilhar seu projeto, achei excelente!sou professora na prefeitura de sp e quero aplica-la aqui também!parabens
Olá Bruna! Gostei muito do modelo do projeto sobre Alimentação Saudável. Perfeito. Muito obrigada pelas sugestões.
nossa equipe do berçario zona norte. ótimo tema
Postar um comentário