BRUNA LEÃO LOBO
1. INTRODUÇÃO
1. INTRODUÇÃO
Pierre de Coubertin
A frase do idealizador dos jogos olímpicos já diz tudo. Quando sonhou com as olimpíadas, o Barão de Coubertin pensou em uma grande celebração, com nações dos quatro cantos do mundo unidas por um único objetivo: festejar o esporte e a integração. Um evento em que as mais variadas culturas se misturam e se completam, onde a própria bandeira olímpica representa esse espírito, os cinco anéis entrelaçados, simbolizando os cinco continentes.
2. JUSTIFICATIVA
Desde a sua origem na Grécia, os jogos Olímpicos são considerados como o maior espetáculo da terra. Antigamente, era conhecido como um período de paz entre as lutas, hoje, atletas do mundo inteiro se reúnem em um grande espetáculo que mistura nações, cores, bandeiras e religiões, é o momento onde o esporte é valorizado, mostrando a sua força, acima das diferenças e das guerras.
Este momento deve ser aproveitado ao máximo, para que as crianças possam conhecer outros povos e diferentes culturas, deixando de lado a competição e ao mesmo tempo torcendo e incentivando atletas e a prática de esportes. Os jogos e o destaque da mídia colaboram para a curiosidade e interesse das crianças sobre o tema tão rico, contribuindo para a formação de ética e valores de respeito ao outro e as culturas.
3. OBJETIVOS
ð GERAL:Reconhecer, valorizar, respeitar a diversidade cultural e desenvolver o espírito esportivo e gosto pelo esporte;
ð ESPECÍFICOS:
- Conhecer e praticar as variadas modalidades esportivas, através de jogos e brincadeiras;
- Perceber a importância do esporte como fonte de saúde física e mental para os seus praticantes, através de rodinhas de conversação;
- Relacionar cada esporte aos seus símbolos (desenho e escrita);
- Comparar a escrita chinesa (ideograma) com a escrita portuguesa;
- Resolver problemas com dados reais dos jogos;
- Identificar e representar formas geométricas dos estádios, piscinas, quadras, objetos usados nos jogos e campos que irão sediar os jogos;
- Exercitar o raciocínio lógico matemático através de atividades com o Tangran;
- Conhecer a origem das olimpíadas;
- Aprofundar o conhecimento sobre a influência da cultura oriental para o nosso país.
4. PROGRAMAÇÃO
1ª AULA: Roda de conversa
- Sondagem dos conhecimentos prévios e das curiosidades que deverão ser pesquisados (registro no cartaz)
- Apresentação da bandeira olímpica (artes: representação da bandeira)
2ª AULA: Que pais e esse?
- Apresentação do mapa mundi para localização da china
- Caixa surpresa com imagens referentes a: culinária, moeda, vestuário, arte e escrita chinesa
3ª AULA: mascotes das olimpíadas
- Apresentação dos mascotes e seus respectivos nomes
- Exposição de alguns ideogramas (artes: desenho de um ideograma)
4ª AULA: Modalidades esportivas
- Apresentação do cartas com as modalidades (matemática: pesquisa e confecção do gráfico com a preferência das modalidades)
5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 10ª AULA: Lenda chinesa (confecção do livro com tangran)
ð Mini-olimpíadas (cabo de guerra, arremesso de peso, chute ao gol, corda, corrida, etc.) aulas de educação física
ð Lembrança do projeto: tangran em EVA
5. RECURSOS
- Internet e DVD
- Folhas de A4, papel 40 Kg, canetinhas, tesoura, cola, EVA, A4 colorido, papel duplex
- Mapa mundi e globo terrestre
- Cordas, bolas, bambolês, cones
6. AVALIAÇÃO
Considerando a avaliação como um processo integrante, permanente e indispensável não só no desenvolvimento dos alunos, mas também na atuação do professor e qualidade da proposta em questão, a avaliação ocorrerá durante todo o projeto por meio da observação e roda de conversa, podendo sofrer alterações de acordo com as necessidades dos alunos e professora.
7. BIBLIOGRAFIA
- Guia do educador especial/olimpíadas (agosto 2008)
- Projetos escolares (especial olimpíadas – agosto 2008)
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